sábado, 13 de março de 2010
Cresce um novo líder
Quando começamos a escrever, textos de qualquer natureza, precisamos nos conscientizar de que, por muitas vezes, o leitor que terá acesso ao objeto de leitura, nem sempre, estará tão familiarizado com o contexto quanto quem escreve, principalmente, quando se pretende veicular o texto em questão na internet. Portanto, faz-se necessária, sempre, uma espécie de introdução que insira o “internauta” no assunto abordado. Salvo exceções.
Prefiro e recomendo evitarmos, sempre que possível, as generalizações de qualquer natureza. Entretanto, o clichê de que “toda regra tem sua exceção” é válido e, se soubermos o momento adequado e nos direcionarmos aos objetos corretos, a generalização não só é válida, como evidente e inquestionável. Assim, permito-me agora afirmar, não só que para falar de alguns poucos homens notáveis não precisamos de introdução alguma (pois todos sem exceção sabemos de quem se trata), como que Tancredo Neves foi, se não o maior, um dos homens mais notáveis da história desse país. Portanto, desprendo-me da obrigação de introduzi-los no contexto e parto logo ao cerne da questão.
A alguns cabe a função de ser. A outros a função de não ser nada. Outros, ainda, tem como função não ter função. No entanto, uns poucos são munidos com tamanha riqueza de espírito que tem a função de serem úteis a muitas pessoas, em vários momentos. Homens, dessa natureza costumam atingir posições que homens comuns não conseguem alcançar. Tancredo Neves era, antes de qualquer outro adjetivo, um homem público, no mais amplo sentido que essa palavra queira significar. Não somente um político de irrepreensível, mas um político útil ao povo.
Tancredo, ao tomar posse do governo de Minas Gerais, da sacada do Palácio da Liberdade, abriu o discurso para uma praça totalmente povoada com a frase: “Mineiros, o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade”. Uma de suas passagens mais marcantes e que nos dá a exata dimensão do que foi Tancredo Neves. Em um tempo de ditadura militar, o então governador traz a liberdade ao seu discurso e permite que sonhemos com novos tempos.
Homem público e visionário como poucos o foram. Tancredo fez de suas obras pontos marcantes da história do país e acreditando nas suas convicções e em fazer o melhor para todos, comandou a campanha das “Diretas já” e trouxe, de fato, a liberdade de que necessitávamos e pela qual clamávamos.
Duas décadas e meia após o auge político de seu avô, desponta – depois de uma brilhante trajetória – das Minas Gerais para o Brasil o nome de um outro político, comparável a Tancredo (permitindo-me a extravagância) por suas competência e audácia administrativa. Aécio Neves traz consigo, além da vocação notória, habilidade governamental inquestionável.
A partir de um choque de gestão elaborado e cuidadosamente construído, Aécio exemplifica a teoria do governar para o povo. Com extrema competência, o governador reuniu, em torno de si, uma das mais qualificadas equipes administrativas do país e ao longo dos últimos oito anos dá exemplo de gestão pública responsável e equilibrada. Aécio Neves construiu um novo cenário na política mineira e, assim, revitaliza e traz novamente o nome e a força do estado de Minas Gerais para um âmbito nacional.
Sem dúvida alguma, permito-me afirmar, Aécio Neves surge para somar. Um dos nomes mais fortes e respeitados no cenário nacional, um dos reconhecidos líderes tucanos busca agora o seu espaço rumo ao maior cargo da república. A presidência já é questão de paciência e tempo.
Meu artigo. Publicado no http://ninhotucano.wordpress.com/ em 07/março/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário