domingo, 7 de fevereiro de 2010

Eleições 2010 - desabafo de um jovem.

Devo confessar e tornar público meu total desestímulo com a proximidade das eleições. Levando-se em consideração o panorama político que vem se desenhando, não há muito com o que nos alegrarmos. Sabendo que os sentimentos que me levam a escrever agora são compartilhados por muitos outros jovens espalhados pelo país, espero poder me mostrar todo meu descontentamento aqui.

Caminhamos pra mais uma eleição onde a disputa central será, de fato, entre as duas bases mais fortes da política brasileira. Uma sustentada pelo PT e outra pelo PSDB. O PT apresentando como candidata a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o PSDB o governador do estado de São Paulo, José Serra.
Após o declínio da candidatura do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, não tenho mais esperanças de nada. Ao ter de escolher entre a irritante continuidade que nos será praticamente imposta pelo PT, ou um governo do, nada simpático, governador Serra, vejo meu exercício de voto praticamente abandonado pela arcaica política de alianças existente no Brasil.

Por ser totalmente favorável e defensor da reciclagem política, repudio a candidatura da ministra Dilma. Não quero acreditar que seja, minimamente, aquilo que devo esperar para o meu país e, pior, sei que ela representa a continuidade desnecessária da política do governo atual. Após a candidatura cair sobre seu colo, torço que a presidência não caia da mesma forma. O trabalho desenvolvido pelo governo Lula é inegavelmente proveitoso e deve ser aplaudido, porém, a proposta de 12 anos de um governo sem reciclagem é descabida.

Sem mais sobre a ministra, devo dizer também que o cargo maior da política brasileira não pode e não deve ser ocupado por alguém sem o mínimo de carisma (por falta de uma palavra melhor). Não que o carisma seja a carta de ingresso para a presidência, mas é um componente importante. Afinal, a política nada mais é (ou deveria ser) relação constante e próxima com o povo de maneira geral. Dessa forma, faço campanha contra e espero que o senhor governador Serra não saia vitorioso do pleito eleitoral.

Com as pré-candidaturas da senadora Marina Silva e do ex-ministro Ciro Gomes, podemos observar a ineficácia da máquina eleitoral brasileira. Pois, o cenário que se sucede eleição após eleição é: Dois candidatos disputando a eleição e nenhuma outra opção real de voto. Marina Silva e Ciro Gomes representam a frustração de todos os jovens brasileiros, ao olharmos para a política nacional e não encontrarmos mínima reciclagem e esperança de mudança, pois, o preparo e o merecimento da senadora são inegáveis, porém a sua vitória é impossível diante da situação em que se encontram o sistema eleitoral e a política brasileira como um todo.

As esperanças agora se voltam para que o governador Aécio Neves aceite (improvável) o cargo de vice na chapa encabeçada por José Serra. Não acredito que seja a melhor opção para sua carreira política e tenho convicção de que a sua contribuição para o país seria muito maior como presidente, porém, se o convite for aceito a candidatura de Serra torna-se menos amarga, mais confiável e mais fácil de empurrar garganta a baixo.

3 comentários:

  1. 2 anos 5 meses 4 dias 15 horas depois....
    um post heeeeeeeeeeeeeeee...

    rsrsr
    gostei do se texto carismo professor.. (um mulheque q quase troquei frauda e professor to velho XD) mas como vc qr o Aecio com vice a unica coisa q ele faz bem e falar quem tem o cotrole de tudo hj e o Anatasia...
    hj estou quase deseperado com qm vai ser presidente. e sinceramente o melhor candidato que se apresenta hj e a Dilma.

    ResponderExcluir
  2. Falaa primo.

    O máximo que eu posso fazer por você é respeitar sua opnião. A Dilma é, com toda certeza, minha última escolha. Imposição petista de uma candidata despreparada.
    Concordo que o Anastasia esteja a frente do governo, mas sou o fã número um da carreira política e dá coerência do governador Aécio Neves.

    Abraço e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Apesar do blog ser seu venho aqui como quem algum dia se esbarrou com um rapaz na rua e este tentará-lhe uma opinião, não pense que digo no sentido perjorativo, questionametos para futuros esclarecimentos sempre são válidos e de certa forma tive meu interesse o mínimo que possível desperto. Acabo de ver um pendaço do debate no sbt entre os canditados a governador de Minas, fiquei realemente impressinada, de fato as propostas do Candidato Anastasia são bem elaboradas, um plano para cada setor de desenvolvimento de Minas. Porém, de uma oratória absolutamente persuasiva, senti por um minuto acreditar no candidato do futuro, não que tenha desconfiado de algo, ainda, não serei injusta de formular um juízo tão serio em menos de cinco minutos. Voltando a oratória, confesso que fiquei um tanto quanto ... não sei definir a palavra. Como também não sei se isso é bom, ou extremamente ruim.

    Júlia.

    ResponderExcluir