
Primeiramente, o que significa querer? Se entendermos querer como desejar sem fundamento, ou seja, sem sentir que deseja, acredito que não adiantaria fazer o que fosse, pois nada aconteceria. Porém, se tomarmos para nós, o conceito de querer como um anseio criado pela alma, como algo que é verdadeiramente preciso que aconteça para sermos felizes, sim. Querer, certamente, é poder.
Há dois modos de encararmos as coisas. O modo otimista e o pessimista. Ser otimista, essencialmente, seria encarar todos os obstáculos como na frase de Fernando Pessoa: “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia construirei um castelo”. Fato é que tudo tem um lado positivo e outro negativo, porém se primarmos por escolher dar valor ao lado positivo, de certo, teremos mais alegrias que infelicidades.
A vida é feita de escolhas. Sempre teremos de escolher entre dois caminhos e se todos os dois tem um lado positivo, é impossível que façamos a escolha errada se formos otimistas. Assim, até a morte pode ser encarada como algo positivo. Perder alguém que amamos, sempre será penoso, entretanto, se atentarmos aos fatos, conseguiremos encontrar algo de positivo nisso. As coisas muito boas acontecem, sem exceções, em momentos muito especiais e singulares. Não consigo enxergar algo mais especial que a morte.
Voltando ao que interessa...
Se querer é algo que desejamos bastante que aconteça e sempre há o lado positivo, devemos fazer de um tudo para tornar o objetivo realidade. No entanto, as pessoas enxergam fazer tudo como pedir bastante e esperar que aconteça, enquanto o necessário é que nos posicionemos de um lado, qualquer que seja ele, e entremos de cabeça naquilo que deve ser encarado como um projeto com um objetivo maior.
Segundo Napoleão, "o entusiasmo é a maior força da alma. Conserve-o e nunca te faltará poder para conseguir o que desejas.", portanto, o entusiasmo é o determinante dos sucesso e fracasso. Se você deseja algo, cubra-se de entusiasmo e corra atrás.
O ser humano é capaz de tudo, se almejar grande, literalmente falando.
Assim, querer se torna poder, se dessa forma planejarmos!