quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O que devemos temer?



Hoje, assistindo televisão, me impressionei com um apresentador de um desses programas da tarde, onde analisando um fato ocorrido – não me lembro ao certo se um assalto ou algo do tipo – dizia ele estar impressionado com a capacidade da sociedade de se autocorromper e ainda acrescentava dizendo que vivíamos, agora, em constante estado de medo.
Segundo Shakespeare, o maior erro que um ser pode cometer é permanecer em constante medo de errar. Entretanto, isso nos mantêm alertas e é comprovado. Sem o temor seriamos melhores ou piores? Pergunta de difícil resposta. Porém, ao refletir sobre a colocação do apresentador me perguntei várias vezes o por quê de localizar o pavor no espaço, limitando-nos ao presente. Será que só agora vivemos em constante estado de medo? Não seria muita pretensão de nossa parte excluirmos as outras gerações desse "presente" que recebemos?
Qual é o seu maior temor? Seria justo se fosse sair de casa sem saber se voltará intacto ao final do dia, ou perder quem mais ama. Porém, se esse é o seu maior medo, não há o que temer. A ordem natural nos empurra para o final da linha. Somente nos é imposta uma condição ao aceitarmos viver, a de que morreremos. Se a aceitamos antes, por que agora devemos evitá-la?
É preciso que analisemos alguns fatores quando nos é pedido para classificar nossos medos. Será que devemos considerar o pior como aquele que mais aperta nossos corações quando nele pensamos? Receio que não. Minha análise sobre os pavores que me atormentam, minhas fobias, é criteriosa e como instrumento chave para ela, levo em consideração, primordialmente, a vida em sociedade e a racionalidade humana – as máximas das quais não há como fugir.
Viver em sociedade é preciso e não existe no mundo, atualmente, quem possa dizer-se completamente auto-suficiente. Sim, precisamos de amparo. Portanto, devemos aceitar algumas regras que nos impõem. Feliz ou infelizmente, não sei dizer, é impossível encontrarmos colocação no meio social sem conhecimento e é para isso que precisamos da racionalidade que nos difere dos outros seres.
Se morrer é inevitável, talvez o pior que nos possa acontecer é ter a pior morte dentre todas elas. Porém, qual seria a pior? Queimado? Afogado? Como seria? Por essas perguntas, presumo passar a resposta ao título do texto. O maior medo de todos deve ser a frustração de olhar para trás e ver que não alcançamos um objetivo. Algo que eu prefiro não imaginar perceber, momentos antes da minha morte é que todo o conhecimento que acumulei durante minha existência, não é verdadeiro. Se assim for, de que eu terei valido?
E você? Do que tem medo?

4 comentários:

  1. Boa migaum!!!

    Continue assim! o texto tá bom e bem estruturado. Espero que faça sucesso. Seu modo de escrever encanta

    braçaum
    XD

    ResponderExcluir
  2. Cara o texto está muito bom!

    Continua assim q vc vai longe! Mas não vá fazer FILOSOFIA! kkkkk

    zuera primo! fino o seu blog!

    abrass

    ResponderExcluir
  3. Amigo vc tá d+....
    Esse texto é brilhante, vc não tem outro
    caminho a não ser a filosofia!!!
    Gostei de mais, sou um pouco suspeita
    pra falar pq eu adoro filosofia!
    Mas mesmo assim ta lindo

    ResponderExcluir
  4. O medo é um pensamento em nossa mente e nós temos medo dos nossos próprios pensamentos.

    Ralph Waldo Elerson, filósofo e poeta, disse: Faça aquilo que você receia e a morte do medo será certa.

    si o medo eh simplesmente um pensamento, pq n fazer aquilo q vc receia em simples pensamento? claro, eh uma experiencia subjetiva, mas oq si vive em pensamento ás vezes si vive na realidade, si em pensamento n há medo na realidade tb n há.
    comprovado cientificamente. shauhsua

    do que eu tenho medo??
    melhor dizendo...
    que medos eu adquiri...
    pq todos nascemos com medos comuns...
    outro nós aquirimos com o tempo..
    n sei ao certo...
    mas tenho medo de que n me aceitem como sou, tenho medo do fracasso, tenho medo da solidao, tenho mtos medos, tenho medo de ter medo...

    o mais correto eh enfrentar seus temores, traze-los à luz da razão. Aprender a sorrir dos seus temores. Esse é o melhor remédio.

    Adorei...
    otimas postagens...
    me interessam... e olha q sou mto chata pra isso... n sou mto culta... n gosto mto de ler... mas suas postagens me puxam!

    bjus lele=D

    ResponderExcluir