segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

"Tudo está bem quando termina bem"?

Devemos primeiramente nos questionar sobre qual o verdadeiro sentido dessa colocação:

Partindo da premissa de que 'terminar bem' deve ser entendido como uma perfeita harmonia entre os sentimentos de todos os envolvidos ao final de um processo, podemos considerar o argumento de Shakespeare não só válido como verdadeiro. Porém, ao passo que interpretamos a mesma expressão como a satisfação pessoal de um indivíduo e a análise singular que este faz sobre algo, não verificamos a validade do argumento e assim nos deparamos com uma das questões mais complexas existentes, trabalhar com sentimentos.
O trato com as questões do coração por si só, mostra-se uma tarefa demasiado complicada e quando, por influência de acontecimentos externos, acabamos por nos envolver com emoções alheias, acredite, tudo começa a se mostrar infinitamente mais difícil.
Por que amar é inerente ao ser humano e sofrer tem tanto ou mais parte nisso do que queríamos? É impossível amar sem sofrer e de igual forma torna-se impraticável viver sem amar, posto que o este é o combustível maior que nos move.

Se seguirmos uma das linhas de pensamento de FREUD, podemos entender porque a grande maioria das relações humanas entre si é fundamentada em bases frágeis e dessa forma, antes de começarem, mostram-se predestinadas a terminar. Segundo ele, os seres humanos mostram aos outros somente uma parte de si, a melhor, aquilo que preferimos tornar público.

Por assim ser, talvez, no mundo atual, os amores verdadeiros tornam-se cada vez mais raros, pois para cultivá-lo é necessário conhecer o outro, saber de seus defeitos e aceitá-los. Nem só de paixão vive o ser, é inevitável sentir, mas, sem essa chama, somente o amor é capaz de sustentar uma relação.

Felizmente eu amei. Não me arrependo!

14 comentários:

  1. Amigo! Perfeito o texto... Vc sempre me impressiona!

    Felizmente eu tb amei... E não tem pq se arrepender!

    Parabéns, o blog jah está muito bom!

    Mariana Nunes

    ResponderExcluir
  2. diante de um texto como esse, sinceramente eu fico sem palavras!
    o blog está muito bom.
    nada a declarar sobre meus sentimentos.
    =*

    ResponderExcluir
  3. Visinho, tem toda razao!

    Concordo viu!

    Adorei o texto...parabens pelo blog.
    =]

    Bjusss =**

    ResponderExcluir
  4. que isso menino .. você tem a manha viu ! parabens . escrevi bem demais !

    by : Layve =)

    ResponderExcluir
  5. Mãe disse ...
    meu filósofo amado!
    vc me surpreende a cada dia.
    amei, amei, amei!!!
    beijin

    ResponderExcluir
  6. Irmãoooo
    Que gracinhaaa eim..
    Eu tb ameii..huahuahua
    Fico Bom o textoo..Bom, bom..não ta não..
    Mais ta BOM!!! =)


    Bjuus

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ! Está ótimo !Eu ameei ! Mto sucesso pra vc primo ! :)

    ResponderExcluir
  8. Esse meu primo é d+ !! Amei o texto amor...
    Sucesso pra vs primo! ² xD

    ResponderExcluir
  9. parabens,gustavo! Vamos fazer o bem e amar,pois são duas forças que impulsionam o mundo.Ame sem esperar nada em troca e se doe sem pensar em receber;é dai que vem a força maior que nos impulsiona.Va em frente que o caminho é este. Muita luz e prosperidade. Milton.

    ResponderExcluir
  10. vc tá expressando pensamentos ou dando aula? tá parecendo o segundo, e era pra ser o primeiro.

    auhsuhsahusahusauhsa

    ficou bacana demais amigao o/

    mas tinha q ter a crítica neh xD

    braçao!

    ResponderExcluir
  11. Ah que LindO TENTAÇÃO ! Você é um poetaa !
    Seuss textos são lindos ! cadaa diaa q passa me surprendo maiss com vocÊ ! Mesmo longee você sempre está presentee na minhaa vidaa ! Praa sempree minha tentaçãO ! Parabéénss por esse don que vc tem viuu ?! Te amO muito meuu lindO ! s²

    ResponderExcluir
  12. Meu amigo Filósofoo .
    Sabe lidar com as palavras como ninguém,
    seu blog esta maravilhoso .

    Parabéns Gustavo.

    ResponderExcluir
  13. manzinhu...

    q textoo lindo!!!
    ta com a manhaa msm hein1?!hehhe

    tah fikanu ótimo seu blogg...!!

    parabensss guhh!!

    bjaoo

    ResponderExcluir
  14. Esse meu priminhoo é um verdadeiro filósofo..
    Parabeens pelo blog está MARA!
    BjããoO

    ResponderExcluir